Ceasa Paraná ganha selo de boas práticas no combate à violência contra a mulher 18/08/2025 - 12:50
O Governo do Estado, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nós Por Elas, concedeu nesta segunda-feira (18) ao Ceasa Paraná (Centrais de Abastecimento do Paraná) a Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres. O selo reconhece as boas práticas da instituição na promoção de um ambiente de trabalho seguro e igualitário, consolidando o compromisso da organização com os direitos das mulheres.
A cerimônia na Ceasa em Curitiba reuniu diversas autoridades, incluindo o vice-governador Darci Piana, a secretária Leandre Dal Ponte, a ativista Luiza Brunet, o presidente da ABNT, Mário William Esper, o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz, entre outras autoridades.
A certificação formaliza o compromisso de organizações em garantir os direitos das mulheres, contribuindo para a redução da desigualdade e da violência no País. Possui selos Bronze, Prata, Ouro e Platina, conforme os requisitos atendidos. Estados e empresas aderem ao projeto como instrumento de proteção e reconhecimento social, alinhando ações internas à Agenda 2030 – ODS 5 (Igualdade de Gênero).
O vice-governador Darci Piana destacou o caráter simbólico do evento e a importância da defesa das mulheres. “Esse encontro é simbólico porque trata de um tema essencial: a defesa das mulheres. Tenho orgulho de dizer que o nosso Estado se tornou referência nacional na promoção da igualdade. Isso se deve ao trabalho conjunto de homens e mulheres comprometidos. O que falta muitas vezes é exatamente respeito e amor ao próximo. E é por isso que, aqui no Ceasa, damos mais um exemplo de compromisso”, afirmou.
Durante a solenidade, foram destacadas as etapas do processo de certificação, o envolvimento de equipes internas e os critérios avaliados pela ABNT, evidenciando a seriedade e o comprometimento da Ceasa com a segurança e o respeito às mulheres.
A secretária Leandre Dal Ponte reforçou que a violência contra a mulher é uma ferida social que precisa ser enfrentada de forma coletiva, envolvendo governo, iniciativa privada e sociedade. “A ABNT nos desafiou a trazer para o Paraná uma iniciativa inédita: reconhecer empresas que promovem boas práticas. E essa conquista serve de inspiração e exemplo para outras organizações”, ressaltou.
Mário William Esper, presidente da ABNT, destacou a relevância da parceria com o Estado e com a Semipi, reforçando o pioneirismo do Paraná na certificação de boas práticas no combate à violência contra as mulheres. “O selo garante que empresas e órgãos públicos adotam medidas de prevenção, com canais de denúncia, investigação adequada das ocorrências, atuação de comitês internos e palestras de conscientização, garantindo o respeito às mulheres em todos os espaços de trabalho”, explicou.
A certificação foi marcada por uma troca de experiências, que puderam conhecer práticas de prevenção e combate à violência adotadas pela Ceasa. O momento também reforçou o caráter pioneiro da iniciativa no Paraná.
O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz, reforçou o compromisso da instituição em promover um ambiente seguro e igualitário, consolidando as boas práticas e servindo de exemplo para outras organizações. “Diariamente, 20 mil pessoas circulam pela Ceasa de Curitiba, e a participação das mulheres tem crescido gradativamente. Para garantir a proteção de todos, instalamos um moderno sistema de câmeras e atuamos em conjunto com a Polícia Militar, fortalecendo a segurança no espaço e garantindo um ambiente seguro para as mulheres”, afirmou.
Já a ex-modelo e atriz Luiza Brunet, a certificação garante que a Ceasa Paraná é uma empresa preocupada com a segurança das mulheres e não só: é uma empresa que também incentiva a participação das mulhers no mercado de trabalho. "A maior surpresa para mim foi encontrar uma empresa que realmente insere mulheres no mercado de trabalho. Isso me deixa muito feliz como mulher. Como mãe, como representante da sociedade civil e como empreendedora, é emocionante saber que essas mulheres vulneráveis estão sendo cuidadas por esta empresa", destacou Luiza.
PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia o deputado estadual Hussen Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa; os deputados estaduais Moacyr Fadel, Márcia Huculak e Mara Lima;; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; e o prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem.