Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres
O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres foi criado pelo Decreto Estadual nº 2.791/2023 e atualizado pelo Decreto nº 10.377/2025.
É um espaço permanente de articulação e ações institucionais conjuntas, dedicado ao debate, alinhamento e aprimoramento das políticas públicas voltadas à prevenção, ao enfrentamento da violência contra as mulheres e a promoção da Cultura de Paz.
O Comitê atua no fortalecimento das políticas setoriais, reorganizando serviços e fluxos de atendimento, com base em saberes técnicos, instrumentos legais e experiências práticas.
Seu foco está em garantir ações integradas de prevenção, enfrentamento e atendimento a mulheres em situação de violência e/ou risco de vida, assegurando ainda a articulação, o monitoramento e a avaliação das ações governamentais.
O Comitê representa uma resposta integrada e eficaz à violência contra a mulher, atuando desde a prevenção e proteção até o fortalecimento das redes de atendimento e enfrentamento, sendo um modelo de articulação interinstitucional e multidisciplinar, reafirmando o compromisso da gestão do Estado do Paraná com a construção de uma sociedade mais segura, igualitária e justa para todas as mulheres.
Para aprofundar as discussões de forma integrada e transversal, o Comitê instituiu Câmaras Técnicas, que funcionam como instâncias consultivas temporárias e de assessoramento técnico, aprofundando o debate de temas específicos e subsidiam o colegiado em suas decisões.
Atualmente, o Comitê conta com as seguintes Câmaras Técnicas:
- Legislação, Regulamentações e Protocolos
- Ações de Prevenção, Formação e Qualificação da Rede
- Observatório da Violência contra a Mulher
- Mulher Indígena em Situação de Violência
Objetivos do Comitê
O trabalho do Comitê é guiado pela integração de saberes, conceitos, experiências e instrumentos, sempre com foco na proteção e no atendimento às mulheres em situação de violência e/ou risco. Entre seus objetivos específicos, destacam-se:
- Ampliar, formar e capacitar continuamente profissionais da rede de atendimento;
- Incentivar estudos e pesquisas sobre violências contra as mulheres;
- Estabelecer protocolos intersetoriais de atenção às mulheres em situação de violência;
- Articular ações preventivas e de combate a crimes de gênero;
- Apoiar a regulamentação de legislações pertinentes à temática.
Legislação
- Decreto nº 2.791/2023 – Dispõe sobre a criação de Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná
- Decreto nº 10.377/2025 – que alterou o Decreto nº 2.791, de 13 de julho de 2023, que instituiu o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná, para internalizar o Pacto Nacional aos Feminicídios, instituído pelo Decreto Federal nº 11.640, de 16 de agosto de 2023.
- Decreto nº 11.640/2023 – Que institui o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios
- Lei Federal n.º 14.899/2024 – Dispõe sobre a elaboração e a implementação de plano de metas para o enfrentamento integrado da violência doméstica e familiar contra a mulher, da Rede Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Mulher e da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Legislação
Decreto nº 2791/2023
Resolução Integrantes Comitê (SEMIPI)
Publicações
Plano Estadual CEDM
Links Úteis
Site SEMIPI (www.semipi.pr.gov.br)
Site CEDM (www.cedm.pr.gov.br)
A composição do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres foi pensada a fim de garantir a efetividade de políticas públicas voltadas ao enfrentamento das violências contra as mulheres, considerando o papel destes órgãos como articuladores nos diferentes níveis de gestão, promovendo uma abordagem heterogênea, integrada, multidisciplinar e intersetorial, para tanto integram o Comitê:
Coordenação
- Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa – SEMIPI
- Secretária Leandre Dal Ponte
- Mariana de Sousa Machado Neris
Membros designados:
- Secretaria de Estado da Segurança Pública – SESP, sendo: um representante da Polícia Militar, um representante da Polícia Civil e um representante da Polícia Científica.
- Secretaria de Estado da Saúde – SESA;
- Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família – SEDEF;
- Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI;
- Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SEJU;
- Secretaria de Estado da Educação – SEED;
- Secretaria de Estado da Cultura – SEEC.
- Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
De forma contributiva, também participam como convidados representantes do:
- Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
- Ministério Público do Estado do Paraná
- Defensoria Pública do Estado do Paraná
- Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná
- Assembleia Legislativa do Paraná
- Colégio de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres do Paraná
- Outros órgãos que atuam na prevenção e no enfrentamento às violências contra as mulheres.
Data | Pauta / Convocação | Memória de Reunião |
11 de Fevereiro |
|
|
08 de Abril |
|
|
10 de Junho |
|
|
12 Agosto |
|
|
07 de Outubro |
||
09 de Dezembro |
Ao longo de 2024, o Comitê realizou 10 reuniões com Pleno, nas quais diferentes órgãos e setores (incluindo seis Secretarias de Estado, TJPR, MP, Defensoria Pública e OAB-PR) compartilharam informações e alinharam estratégias prioritárias, apresentando pautas como o Plano de Ação para o Comitê 2024, o Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres, e programas de capacitação como o "Vozes Unidas".
Um marco importante foi a visita da Secretária Nacional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres, Denise Motta Dau, em julho de 2024, onde foi apresentado o Código Estadual da Mulher Paranaense. Além das reuniões do Pleno, o Comitê se destacou pela criação e atuação das Câmaras Técnicas: "Legislação, Regulamentações e Protocolos" (focada na análise e atualização de legislações e protocolos), "Formação e Qualificação da Rede" (visando o fortalecimento da rede de atendimento e capacitação de profissionais), "Autor da Violência" (discutindo o acompanhamento e dos grupos com autores de violência e mapeando o grupos existentes), "Observatório da Violência contra a Mulher" (voltada para a uniformização e integração de dados de violência), e a mais recente, "Mulher Indígena em Situação de Violência" (para identificar vulnerabilidades e estreitar políticas de apoio a mulheres indígenas).
Essas ações conjuntas refletem o compromisso com uma abordagem multidisciplinar e intersetorial no combate à violência de gênero, buscando a consolidação de um espaço colegiado e a integração de esforços para ações mais abrangentes e eficientes no atendimento e enfrentamento da violência contra a mulher.
Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres
Palácio das Araucárias – Rua Jacy Loureiro de Campos s/n – 2º andar ala B
80.530-915 – Centro Cívico – Curitiba – PR
comiteviolenciamulher@semipi.pr.gov.br
(41) 4009-3668