Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres

O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres é uma resposta à necessidade urgente de ações integradas e eficazes no enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, abrangendo desde a prevenção e o atendimento até o fortalecimento das redes de proteção e a responsabilização dos agressores.

O Comitê foi instituído pelo Decreto nº 2.791/2023, sendo coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI).

Integram o comitê as Secretarias de Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Social e Família, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Justiça e Cidadania, além do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Também fazem parte em caráter contributivo, representantes do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, outros órgãos da administração pública estadual e das Organizações da Sociedade Civil que atuam no atendimento e/ou no enfrentamento às violências contra a mulher.

Com o objetivo geral de fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres, o Comitê atuará na articulação e integração dos saberes, conceitos, instrumentos e experiências, visando ações preventivas, de combate e atendimento às mulheres em situação de violência e/ou risco.

Os objetivos específicos incluem a promoção da ampliação, formação, fortalecimento e capacitação continuada dos profissionais da rede de proteção e atendimento; fomento a estudos e pesquisas sobre violências contra as mulheres; promoção de atenção às mulheres em situação de violência por meio de protocolos intersetoriais referenciados; articulação de ações preventivas e de combate a crimes de gênero; e a propiciação da regulamentação de legislações pertinentes à temática.

Este Comitê não apenas representa um avanço significativo na luta contra a violência de gênero no Paraná, mas também serve como um modelo de cooperação interinstitucional e multidisciplinar para o enfrentamento de um dos mais graves problemas sociais enfrentados por nossa sociedade. Juntos, estamos comprometidos em construir um Paraná mais seguro, igualitário e justo para todas as mulheres.

Decreto nº 2791/2023
Resolução Integrantes Comitê (SEMIPI)

Plano Estadual CEDM

Links Úteis
Site SEMIPI (www.semipi.pr.gov.br)
Site CEDM (www.cedm.pr.gov.br)

Membros designados:

I - Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa - SEMIPI

II - Secretaria de Estado da Segurança Pública - SESP, sendo:

a) representantes da Polícia Militar

b) representantes da Polícia Civil

c) representantes da Polícia Científica

III - Secretaria de Estado da Saúde - SESA

IV - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família - SEDEF, sendo, preferencialmente, da Política de Assistência Social

V - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI

Plano de Ação 2024

Pacto pelo Fim das Violências contra as Mulheres

Caravana Paraná Unido pelas Mulheres

→ 2ª Temporada: Enfrentamento da violência contra a mulher: articulação intersetorial e atenção integral

Plano de metas para o enfrentamento integrado da violência doméstica e familiar contra a mulher

Rede Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Mulher

Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Seminários Regionais de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres

CRAMs (Centro de Referência e Atendimento à Mulher)

CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social)

DEAMs (Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher)

Delegacias Convencionais

NUDEM (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Paraná);

NUMAPEs (Núcleos Maria da Penha das Universidades Estaduais)

Casas da Mulher Brasileira

Procuradorias da Mulher (Câmaras Municipais) https://www.assembleia.pr.leg.br/promu/procuradorias

Patrulhas Maria da Penha - Guarda Municipal