18 artesãos paranaenses participarão do 18º Salão do Artesanato em São Paulo 22/08/2024 - 15:39
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) levará 18 artesãos para o 18ª edição do Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que será realizada entre 28 de agosto e 1º de setembro, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. A maioria dos representantes são do interior do Paraná.
A iniciativa é uma parceria da Semipi, por meio do Programa do Artesanato Paranaense, e o Governo Federal, representado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Foram selecionados artesãos de vários municípios, como: Irati, Turvo, Piên, litoral do Paraná, São Miguel do Iguaçu, Cruz Machado, além de Curitiba e região metropolitana. Serão sete profissionais individuais, dois oriundos de povos e comunidades tradicionais e três instituições que representarão outros nove artesãos, que têm no artesanato sua fonte de renda e sustentação econômica.
Peças em madeira, couro de peixe, cestaria e indumentaria indígena, cerâmica, mosaico e palha de milho são alguns exemplos do artesanato que estará presente no estande do Paraná no Salão.
A coordenadora de Fomento ao Artesanato Paranaense, Pollyanna Medeiros, ressaltou que é a primeira vez que o número de inscritos bateu recorde. “Para esta edição tivemos esse aumento inédito da adesão, com 47 inscritos. Além disso, dos artesãos que representarão o Estado, a maioria é do interior. Com isso, a gente consegue levar diferentes perfis para o evento, promovendo uma rotatividade entre a capital e outras regiões do Paraná”, destacou.
O artesão José Maria Gracia Araújo, de 83 anos, também conhecido como Zéca Araújo, de Irati, comentou que é a primeira vez que participará e levará dez obras para o evento, com a técnica de entalhe em madeira. “São todas peças decorativas, que remetem à identidade do da região. Representar Irati, e o Paraná em especial, nessa feira vai ser uma honra para mim. Então, eu agradeço a todos que contribuíram para que isso fosse possível, para que a gente mostre o nosso Estado para todo o Brasil”, enfatizou.
EVENTO – O evento receberá em torno de 500 artesãos, com trabalhos de mais de 1.500 profissionais. Artesãos tradicionais, mestres-artesãos, artistas populares, artesãos indígenas, quilombolas e artesãos de referência cultural e contemporâneos de todo o Brasil estarão reunidos para uma mostra das tipologias do artesanato brasileiro, com produtos de diversas matérias-primas, como: insumos de origem animal, vegetal e mineral, manufaturados e materiais sintéticos.
As peças foram produzidas a partir de cascas, ceras, conchas, couro, peles naturais, flores, frutos, folhas, raízes, látex, sementes, madeiras, areia, barro, pedras, argila e outros materiais, nas mais variadas técnicas: bordado, boleado, carpintaria, cerâmica, cartonagem, costura, crochê, curtume, cutelaria, entalhe, escultura, filigrama em metal, gravação, marchetaria, modelagem, reciclagem, renda, selaria, tapeçaria, tricô, vitral, reutilização, tingimento, prensagem, dentre outras.
Este ano, o lema do 18º Salão do Artesanato é “A Arte Fora de Série”, o que demonstrará a capacidade criativa e o talento de artistas de todas as regiões do Brasil. Esta edição trará compromissos com a sustentabilidade e inclusão social.
PROGRAMAÇÃO – Nos três primeiros serão realizadas Rodadas de Negócios, com o objetivo de fomentar contatos entre artesãos e lojistas de todo o Brasil, e até do exterior, com impulsionamento de vendas durante e pós-evento.
Durante os cinco dias serão oferecidas oficinas de artesanato para o público, ministradas por artesãos de diferentes estados. Técnicas simples serão repassadas para quem quer aprimorar ou mesmo iniciar seu aprendizado.
Serviço – 18º Salão do Artesanato
Data: De 28 de agosto a 1º de setembro
Horário: Das 11h às 21 horas
Local: Pavilhão da Bienal – São Paulo (Entrada franca)
Site: www.salaodoartesanato.com.br