Paraná compartilha experiência sobre políticas de cuidado em painel do BID 28/10/2025 - 17:30
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), representada pela secretária Leandre Dal Ponte, participou nesta terça-feira (28) de um painel online promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre reconhecimento e apoio às pessoas que trabalham com a política do cuidado.
A atividade integrou a programação do BID em celebração ao Dia Internacional do Cuidado e Apoio, comemorado em 29 de outubro, e marcou o lançamento do relatório “Quem cuida? Como apoiar e reconhecer as pessoas cuidadoras de pessoas idosas na América Latina e no Caribe”, que analisa a situação de 25 milhões de cuidadores familiares e 3 milhões de cuidadores remunerados na região.
O evento foi realizado no âmbito da iniciativa BID Cuida, que busca acelerar investimentos e apoiar governos na criação e expansão de sistemas de cuidado. A proposta é fortalecer políticas públicas que reconheçam o cuidado como motor de crescimento econômico, produtividade e equidade social.
Durante o painel, Carina Lupica, consultora do BID; Marta Rubio, economista sênior da Divisão de Proteção Social e Mercados Laborais do BID e representantes do Brasil e da República Dominicana discutiram os desafios e oportunidades para a formação, certificação e valorização do trabalho de cuidado, majoritariamente exercido por mulheres. Também foram compartilhadas experiências bem-sucedidas de apoio e reconhecimento às pessoas cuidadoras de idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.
Leandre Dal Ponte apresentou o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, destacando a abordagem territorial da iniciativa, que articula municípios, conselhos, universidades e sociedade civil para criar uma rede de cuidado e proteção voltada a pessoas idosas e cuidadores.
“O programa integra e fortalece políticas de saúde, assistência, segurança e educação, com iniciativas inovadoras como a Bolsa Cuidador Familiar, o Cadastro Estadual do Cuidador e a Certificação dos Município Amigos da Pessoa Idosa, que garante prioridade nos programas do governo do Estado. O resultado é um Paraná que constrói um futuro onde envelhecer é sinônimo de viver bem”, afirmou a secretária.
Leandre também destacou o protagonismo dos municípios e o reconhecimento do cuidado como parte essencial da economia.
“Nosso foco tem sido fortalecer a gestão local, porque são os municípios que conhecem as pessoas, as famílias e os territórios. Reconhecer o cuidado como investimento é gerar prosperidade social, reduzir desigualdades e garantir que ninguém envelheça sozinho”, completou.
PRESENÇAS - O painel contou com a mediação de Diana Rodríguez, assessora especial sobre Gênero e Diversidade do presidente do BID, e a participação de Carina Lupica, consultora do BID; Marta Rubio, economista sênior da Divisão de Proteção Social e Mercados Laborais do BID; e Gloria Reyes, diretora-geral do programa Progresando con Solidaridad (Supérate), da República Dominicana.






