Paraná marca presença na Conferência Nacional de Política para Mulheres, em Brasília 02/10/2025 - 15:27
Dos dias 29 de setembro a 01 de outubro, 105 mulheres formaram a delegação paranaense na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília (DF). O evento é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, em parceria com a sociedade civil.
A delegação paranaense foi formada por mulheres de todo o estado do Paraná, eleitas durante a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná, realizada em julho deste ano, em Foz do Iguaçu. Também compõem a comitiva representantes da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). As propostas levadas pelo Paraná à Conferência Nacional foram debatidas em conferências municipais e validadas na conferência estadual.
Para a diretora de políticas públicas para as mulheres da Semipi, Mariana Neris, a Conferência Nacional é uma oportunidade de ouvir a pluralidade de vozes das mulheres brasileiras.
“O mais valioso do processo conferencial é a oportunidade de ouvir, a partir dos territórios onde as mulheres vivem, quais são suas prioridades, começando por aquelas que estão nos lugares mais remotos, como comunidades tradicionais e municípios pequenos, até às mulheres dos grandes centros urbanos”, destaca Mariana.
A vereadora e procuradora da Mulher no município de Francisco Beltrão, Mara Fornazari Urbano, esteve presente nas etapas municipais e estaduais, e fez parte da delegação na Conferência Nacional.
“O que me traz a conferência é a confiança de que o futuro será construído pela diversidade das vozes, ou não será. E esse futuro são também os planos de trabalho que temos em qualquer esfera, do governo às entidades, coletivos e movimentos da sociedade civil”, declara Mara.
DESTAQUE — A diretora Mariana afirmou que o Paraná se destacou, durante a Conferência Nacional, por ser o primeiro estado brasileiro a implementar o cofinanciamento Fundo a Fundo para a política da mulher, por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM), criado em 2023.
Segundo ela, o modelo paranaense garante a transferência direta de recursos do Estado aos municípios, descentralizando a gestão e fortalecendo ações de promoção, proteção e defesa dos direitos das mulheres em todo o território paranaense. A iniciativa é considerada pioneira no país e reforça o compromisso do Estado com a efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres.