Parceria entre Governo e Unespar leva universidade para pessoas idosas a novos municípios 21/10/2025 - 15:06
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, da Igualdade Racial e da Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), segue expandindo o Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). As aulas nos primeiros municípios já começaram, e novas turmas terão início ao longo dos meses de outubro e novembro.
Neste ano, 10 novos municípios já aderiram ao programa, com objetivo de promover educação acadêmica acessível e inclusiva para pessoas idosas, em formato de curso de extensão: Adrianópolis, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Antonina, Ariranha do Ivaí, Curitiba, Colombo, Amaporã, Borrazópolis e Planaltina do Paraná.
Segundo a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a proposta é desenvolver ensino, pesquisa e extensão, estimulando a convivência, o aprendizado contínuo e o fortalecimento da cidadania.
“A Universidade Aberta à Pessoa Idosa é uma iniciativa que traduz, na prática, a valorização e o cuidado com a pessoa idosa. Por meio da Unapi, o Governo do Estado amplia oportunidades de aprendizado, convivência e troca de saberes, fortalecendo a autonomia, o bem-estar e a inclusão social dessa população”, destacou a secretária.
O programa nasceu a partir de um modelo desenvolvido pelas universidades estaduais do Paraná, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), sendo adaptado para alcançar territórios que não possuem campus universitário.
A diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná, Larissa Marsolik, ressalta que a Unapi representa uma forma inovadora de levar a universidade às comunidades.
“A Unapi surgiu da parceria entre a Semipi e a Unespar para criar espaços de aprendizagem e troca de experiências nos municípios. As aulas, em formato de curso de extensão, contam com acompanhamento pedagógico da universidade e apoio técnico da secretaria, permitindo que cada participante desenvolva suas potencialidades, fortaleça vínculos sociais e exerça um papel ativo dentro da comunidade. O programa transforma o cotidiano das pessoas idosas, promovendo inclusão e participação efetiva na vida comunitária”, destacou Larissa.
“Essa parceria com a Unespar permite levar acesso à educação e à convivência a municípios que antes não tinham essa oferta. O programa cria novas possibilidades de participação ativa e social, e reposiciona o Estado ao reconhecer a pessoa idosa como um ativo social, um agente de protagonismo e transformação da própria realidade”, completou.
AULA INAUGURAL - Nesta semana, os municípios participantes receberam a Aula Inaugural da Unapi, que marcou oficialmente o início das atividades do programa. O evento contou com a presença de autoridades locais, além de representantes da Semipi e da Unespar.
METODOLOGIA - As aulas, que acontecem duas vezes por semana, seguem uma metodologia voltada à troca de saberes, convivência e valorização da experiência de vida das pessoas idosas. Até o momento, aproximadamente 200 participantes estão inscritos.
AULA MAGNA - Em dezembro, todos os municípios participarão de uma Aula Magna estadual, que marcará oficialmente o início das atividades conjuntas da Unapi em todo o Paraná.
Um novo edital está previsto para 2026, com a ampliação da oferta para mais de 90 novos polos, fortalecendo o acesso à educação e ao envelhecimento ativo em todo o Estado.
MUDANÇAS - Criada há 25 anos, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) passou a integrar os programas voltados para pessoas idosas. Com a atualização do Estatuto da Pessoa Idosa, os novos programas adotaram a nomenclatura Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI).










