Semipi participa de seminário em Cascavel que discute políticas públicas para idosos 26/06/2024 - 09:40

Foi realizado no dia 25 de junho, em Cascavel, o I Seminário Técnico Intersetorial Macrorregional do Idoso. A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, esteve presente e foi, também, uma das palestrantes do encontro.

O evento teve como foco o debate sobre os direitos sociais e humanos da pessoa idosa, para a construção da sua cidadania, haja vista que é uma população que depende de políticas públicas e necessita de cuidados. Com o tema “Idoso: você é ou será um”, o evento abordou temas como: Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura, Trânsito, Desenvolvimento Econômico e Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa.

“No Paraná, os dados do último Censo 2022, quando comparados a 2010, mostram que o número de pessoas com mais de 60 anos teve um aumento de 61,67%, o que demonstra um crescimento acelerado do envelhecimento populacional. Isso traz muitos desafios e necessidade de construção de políticas públicas capazes de preparar as pessoas e as cidades para essa nova realidade de vida e longevidade, e também, prover cuidado para os que precisam e valorizar aqueles que cuidam. Eventos como esse de hoje, permitem uma maior conexão, troca de experiências e boas práticas, pois temos no Paraná o maior número de cidades que pertencem à rede global da Organização Mundial da Saúde de Cidades Amigas da Pessoa Idosa. Das 43 existentes no Brasil, 34 estão no nosso Estado e a determinação de transformar o Paraná no Estado Amigo Da Pessoa Idosa”, destacou a secretária Leandre.

O prefeito de Cascavel, Leonardo Paranhos, afirmou que o Estatuto do Idoso é uma ferramenta fundamental, mas que assegurar qualidade de vida depende, também, da entrega de serviços de qualidade. “Fico satisfeito em com esse seminário, onde pudemos debater sobre seres humanos. Cascavel tomou a decisão que iria se transformar numa cidade amiga do idoso”, ressaltou.

O secretário de Saúde do município, Miroslau Bailak, disse que o objetivo do evento é discutir ações e políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população idosa em diversas frentes. “Reunimos aqui técnicos especializados de mais de 90 municípios, que juntos, a partir da discussão de políticas públicas bem estruturadas, será o início para que se tornem cidades amigas do idoso, que é um programa previsto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), conduzido aqui no Brasil pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

CENÁRIO – O Programa Cidade Amigo do Idoso tem o objetivo de incentivar municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, bem como aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa. O Governo do Estado mantém projetos como o programa Viaja 60+, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, o Condomínio do Idoso, entre outras iniciativas, para atendimento a esse público. A meta da Semipi é tornar o Paraná o primeiro estado amigo da pessoa idosa em âmbito mundial, com 100% das cidades certificadas.