Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres encerra 1ª temporada com evento em Curitiba 05/03/2024 - 03:55

O programa Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), encerra a primeira temporada com evento em Curitiba quarta, quinta e sexta-feira da semana que vem (6, 7 e 8).

Em 2023, dez cidades, de todas as regiões, receberam o programa: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Santo Antônio da Platina, Irati, Maringá, Arapongas, Guarapuava, Campo Mourão e Ponta Grossa. Desde maio, o itinerário reuniu mais de 3 mil representantes de 281 municípios em reuniões para debate e diálogo sobre o tema.

Iniciada neste ano, a caravana tem como objetivo orientar gestores municipais sobre a importância da criação de estruturas locais, como secretarias municipais, conselhos, fundos ou órgãos com foco em políticas públicas para mulheres. 

A secretária Leandre Dal Ponte destaca que o encontro é destinado a gestoras municipais, técnicos de referência da política da mulher e de demais políticas setoriais transversais, servidores e profissionais do governo estadual. "Vamos discutir políticas públicas eficazes relativas à mulher. Juntos podemos construir uma sociedade mais justa e segura para todas”, afirma.

No encerramento desta primeira temporada, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a abertura das atividades. Na quarta-feira, às 9h, será aberta ao público a mostra fotográfica “Feminicídio: Um Crime contra a Equidade”, do Instituto Virada Feminina. Ela estará no vão livre do MON. Ao longo do dia será realizado um ciclo de palestras voltados à compreensão desse fenômeno e as formas de enfrentá-lo.

Na quinta e sexta-feira acontece a I Jornada Técnica de Políticas para Mulheres. O encontro será na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e envolve capacitação sobre a estruturação do sistema de governança de políticas públicas para mulheres e estratégias de combate ao feminicídio. Participarão personalidades que atuam em defesa dos direitos das mulheres e no combate a esse crime. As inscrições podem ser realizadas até os dia do evento neste link.

MUNICÍPIOS – Um levantamento do Governo do Estado mostra que 13 municípios paranaenses possuem uma Secretaria da Mulher e outros quatro têm organismos específicos dedicados a estas políticas públicas. De acordo com o estudo, que foca o cenário do Estado antes da realização da caravana, 149 municípios possuem conselho municipal da mulher e 64 têm Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. A partir da primeira temporada da caravana, a Semipi prevê que os números sejam ampliados, com criação de estruturas e ações em mais municípios.

Confira a programação:

Quarta-feira

Local: Museu Oscar Niemeyer, Auditório Potty Lazzarotto, Curitiba/PR

Manhã – Tema: Paraná Unido no Combate ao Feminicídio

08h00 – Credenciamento com Café de Boas-Vindas

11h00 – Lançamento da Exposição Fotográfica “Um Crime Contra a Equidade” – Instituto Virada Feminina

12h00 – Encerramento da parte da manhã/pausa para almoço

 13h30 – Palestra Magna – Tema: Feminicídio – Um Crime Contra a Equidade

14h15 – Ciclo de Palestras

17h00 – Coffee-Break e Encerramento

Quinta-feira

Local: PUC/PR – Auditório Maria Montessori Bloco 1, Curitiba

08h00 – Credenciamento com Café de Boas-Vindas

08h30 – Abertura: Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres: Balanço da 1a Temporada

9h00 – Palestra: Prevenção ao Wollying: Fortalecendo a Saúde Mental das Mulheres

10h00 – Alternativa do Programa de Hospedagem para Mulheres em situação de violência doméstica e familiar

12h00 – Encerramento da parte da manhã/pausa para almoço

13h30 – Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná – Palestra: Potencialidades e Articulações com a Rede de Proteção

14h00 – Ciclo de palestras

16h15 – Debates e Encaminhamentos

16h45 – Coffee-Break

17h00 – Reunião do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres

 Sexta-feira

Local:  PUC/PR – Auditório Maria Montessori Bloco 1, Curitiba/PR

08h00 – Café de Boas-Vindas

08h30 – Dinâmica motivacional: A mulher em seu potencial máximo

09h00 – Diálogos federativos preparatórios para a formalização do Fórum Estadual de Políticas para Mulheres – Histórico e alinhamentos metodológicos

10h30 – Oficina para construção do Fórum e planejamento de calendário de atividades para 2024, com apreciação da proposta e aprimoramento do desenho de constituição do Fórum Estadual de Gestoras de Políticas para Mulheres e definição de calendário de encontros 2024

12h00 – Encerramento da parte da manhã/pausa para almoço

13h00 – Oficinas de Apoio Técnico da Semipi

GALERIA DE IMAGENS