8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa começa amanhã em Foz do Iguaçu 29/09/2025 - 10:56

De 30 de setembro a 2 de outubro, Foz do Iguaçu recebe a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o encontro terá uma intensa programação dedicada à construção coletiva de políticas públicas para a valorização da pessoa idosa no Estado.

O evento reunirá lideranças de diversos setores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater propostas em três eixos centrais: Equidade, Direitos e Participação. Também serão eleitos os delegados que representarão o Paraná na etapa nacional.

Organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR) e da Diretoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, a conferência estadual é resultado de um processo participativo que começou com as 398 etapas municipais realizadas ao longo dos últimos meses.

Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, as conferências locais foram fundamentais para levantar diagnósticos, propor soluções e eleger os 653 delegados e delegadas, além dos conselheiros do Cedipi, que participarão desta etapa ao lado de observadores, convidados e autoridades.
Para Leandre, o processo é essencial para fortalecer a democracia. “Esses encontros aproximam a sociedade do poder público e criam oportunidades reais para as pessoas contribuírem com a formulação de políticas mais inclusivas e eficazes”, destacou a secretária.

Com ampla programação e participação diversa, a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa será um espaço de diálogo e construção coletiva no enfrentamento ao etarismo e na promoção da equidade no Paraná.

PROGRAMAÇÃO – As atividades da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa começam nesta segunda-feira (29), às 16h, com o credenciamento dos delegados e delegadas eleitos.
Na terça-feira (30), o evento terá início com o Momento Cuida Mais, seguido da abertura oficial com a frente de honra de autoridades. Ainda pela manhã, acontecem a leitura e aprovação do Regimento Interno, conduzidas pela presidência e conselheiros do Cedipi-PR.

No período da tarde, a programação inclui novos momentos culturais e de integração, a palestra magna sobre Envelhecimento Multicultural e Democracia nos territórios do Paraná, com o Dr. Marcos Cabrera, além do Momento Tecendo Práticas, com debates sobre o panorama da política da pessoa idosa no Estado e a apresentação do 2º Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O dia encerra com uma dinâmica em grupos por eixo e apresentação cultural do Coral “Som das Águas”, de Foz do Iguaçu.

Na quarta-feira (1º), os trabalhos da manhã e da tarde serão dedicados aos grupos de discussão dos cinco eixos temáticos: financiamento das políticas públicas; fortalecimento da proteção à vida, saúde e cuidado integral; enfrentamento às violências e ao abandono; participação social e protagonismo comunitário; e fortalecimento dos conselhos de direitos. A partir das 16h, ocorre a eleição dos delegados que representarão o Paraná na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com reuniões específicas dos segmentos sociedade civil e governamental.

O último dia, quinta-feira (2), começa às 8h com apresentação da Orquestra da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, seguida de debate sobre o papel dos conselhos de direitos como instância de controle social. Logo após, o Momento Tecendo Práticas trará mesas de discussão sobre a política da pessoa idosa nos cenários estadual e nacional, com participação da secretária Leandre Dal Ponte, especialistas e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A programação será encerrada na tarde do dia 2, com a plenária final marcada para as 14h, momento de deliberação e consolidação das propostas discutidas ao longo da conferência.