Artesã paranaense estará presente em feira internacional na Colômbia 27/11/2024 - 10:29
Vai ter representante paranaense expondo seus trabalhos em Bogotá, capital da Colômbia. Diretamente de Maringá, na região noroeste do Paraná, a artesã Miriam Ueda é a única representante do Estado a integrar a delegação que estará na capital colombiana, de 04 a 17 de dezembro, para a Expoartesanias – a maior feira de internacional de artesanato latino-americano.
Nela, será exibido o trabalho das artesãs e suas criações, que representam as diversas culturas e tradições dos países da região. Nesta edição, o Brasil será homenageado e a participação da delegação será exclusiva para a promoção do artesanato feito por mulheres, sejam profissionais ou, também, participantes de associações e cooperativas.
Miriam, que além de artesã é farmacêutica e professora universitária, trabalha com biojoias e contou que será a primeira experiência internacional dela com a marca. “A expectativa é despertar o interesse de compradores no atacado, que se interessem pelo nosso produto. Tenho noção da complexidade da exportação, mas quem sabe seja uma oportunidade que se apresente”, afirmou.
“Desde o início, pensamos em produzir biojoias para exportação, mas fomos orientadas a amadurecer as nossas criações antes de buscar o mercado externo. E mesmo assim arrisquei e vou ao menos ‘mostrar’ as biojoias lá em Bogotá”, ressaltou.
Ela disse que para essa empreitada conta com a parceria da filha, que é designer de moda. “Juntas unimos nossas experiências e enfrentamos os desafios de metalizar folhas e flores, mantendo o design natural desses elementos. Para a feira, levaremos três das nossas biojoias: a flor de miniantúrio, a folha de miniantúrio e a renda francesa”, completou.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enalteceu a participação brasileira exclusivamente formada por mulheres. “Iniciativas como essa incentivam o setor, impulsionado por essas artesãs. Elevam o protagonismo feminino a patamares mais altos e contribui, também, para a divulgação dos trabalhos de todas elas”, destacou.
“E entre elas teremos, ainda, as lindas peças da Miriam, de Maringá, e única representante do Estado neste evento de projeção internacional. Esse reconhecimento é, também, fruto do nosso trabalho junto à coordenação de fomento ao Artesanato, que trata com o devido respeito o trabalho dos artesãos em todo o Paraná”, complementou Leandre.
ARTE E NATUREZA – A partir de um trabalho artesanal, que une ciência, arte e natureza, mãe e filha fundaram a MiYAMA, uma marca paranaense de biojoias, inspirada na tradição, na diversidade e na beleza dos elementos naturais.
Miriam contou que o que surpreende as pessoas ao conhecerem as peças, é o fato de descobrirem que não é um molde e sim a própria flor, folha ou outro elemento banhado a ouro. “E essa técnica faz com que elas se tornem joias exclusivas e delicadas, desenvolvidas artesanalmente”, reiterou.
Ela ainda destacou que a embora o projeto seja recente, a ideia é antiga. “Surgiu em uma viagem em família que fizemos há uns dez anos. Eu e minha filha vimos em uma vitrine uma folha banhada a ouro e ficamos encantadas. Mas foi só no final de 2022 que iniciamos as pesquisas e conseguimos desenvolver os primeiros protótipos”, lembrou a artesã.
Arte e natureza se misturam e permeiam todo o trabalho produzido por mãe e filha. “A essência da nossa marca tem uma forte conexão com a natureza, que nos fornece de forma sustentável a matéria-prima para as biojóias. Na criação da nossa logomarca, escolhemos a bola de pinhão do Pinheiro Araucária como símbolo, porque representa e transmite toda a regionalidade e a brasilidade da nossa marca”, disse Miriam.
Para conhecer mais da marca e das peças, acesse este link.
A coordenadora de Fomento ao Artesanato Paranaense, Pollyanna Medeiros, celebrou a participação paranaense na Expoartesanias. “A Miriam está de parabéns! Oportunidades como essa contribuem para o desenvolvimento desses artesãos e, consequentemente, do artesanato do nosso Estado, que tem ganhado cada vez mais evidência”, reiterou.
Serviço – Expoartesanias 2024
Data: 04 a 17/12
Local: Bogotá – Colômbia