Assembleia Legislativa inicia processo de certificação da ABNT com apoio da Semipi 25/09/2025 - 13:40

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o presidente Alexandre Curi e a bancada feminina. O encontro teve como pauta o processo para conquistar a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Segundo a secretária, a adesão ao selo representa uma mudança cultural importante dentro do Poder Legislativo.
“A Assembleia tem todas as condições de obter essa certificação. Já realiza diversas ações no combate à violência, sendo uma questão cultural, e essa mudança só acontece com medidas concretas como essa. Não viemos oferecer um selo pronto, mas nos colocar à disposição, com a bancada feminina, para contribuir com a Casa nesse processo de auditoria conduzido pela ABNT”, destacou Leandre.
O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, reforçou o compromisso da Casa em avançar na iniciativa.
“Vamos buscar essa certificação com o engajamento de todos. Esse será um processo construído a muitas mãos. Aceitamos esse desafio e queremos dar o exemplo como instituição pública comprometida com o combate à violência contra a mulher”, declarou o presidente.
A proposta prevê ainda a utilização da Escola do Legislativo como espaço de qualificação para parlamentares, câmaras municipais, cooperativas e empresas, ampliando o alcance das ações de conscientização. “A ideia é que esse movimento envolva poder público, sociedade civil e iniciativa privada, criando um grande pacto coletivo contra a violência”, concluiu Leandre.
RECONHECIMENTO - Durante o encontro, também foram entregues o Código da Mulher Paranaense Comentado, produzido pela equipe da Semipi, e concedida menção honrosa aos responsáveis pela iniciativa.