Conselheiros municipais conhecem funcionamento do Consepir 06/06/2019 - 17:59

A convite do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), Saul Dorval da Silva, os presidentes dos conselhos municipais de Campo Magro, Araucária, Piraquara, Ponta Grossa e Araucária estiveram presentes na última reunião ordinária para conhecer o funcionamento do órgão. Também foram informados sobre a possibilidade da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) escrever um projeto para o edital aberto da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos, para destinar 15 mil reais a até 10 conselhos municipais para aquisição de móveis e equipamentos.

O Consepir tem por finalidade deliberar sobre as políticas públicas que promovam a igualdade racial para combater a discriminação étnico-racial, reduzir as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, atuando no monitoramento e fiscalização dessas políticas públicas setoriais, em atenção às previsões do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010).

Estiveram presentes à reunião do Consepir os presidentes Miguel Nunes (Araucária), Robson Jaime Ferreira (Campo Magro), Eurico Pereira de Souza Filho (Ponta Grossa), e a 2ª Secretária do Conselho de Piraquara Regina Aparecida de Almeida.