Consepir recebe representantes de conselhos municipais 03/07/2019 - 16:18

Em sua reunião ordinária mensal, o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), recebeu representantes do interior do Paraná que vieram apresentar as ações realizadas para combater a discriminação racial e estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos raciais.

O presidente do Consepir Saul Dorval da Silva, representante do Instituto Brasil-África reafirmou a importância da integração do conselho com os colegiados já em funcionamento nos municípios do interior do Estado, bem como a participação da juventude negra nos movimentos de direitos humanos.

O promotor Rafael Oswaldo Machado Moura, falou sobre a criação e manutenção dos conselhos para assegurar o regime democrático e explicou o projeto estratégico do Ministério Público de criar conselhos da igualdade racial ou de direitos humanos nos municípios.

“Interiorizar significa descentralizar e reafirmar a importância dos municípios no desenvolvimento do Paraná”, defende o secretário Ney Leprevost, lembrando que é de grande importância valorizar a cultura afro-brasileira para elaboração de políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira.

Participaram da reunião, como convidados, Micheli Santos Silva (Tribo Kakoné Porã), Roseane de Souza (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Cambé - COMPIR), Cleuza Theodoro (Igualdade Racial), Ademilson Costa Souza (Corisco Capoeira), José Tadeu Tavares (COMPIR Araucária), João Francisco Freire Neto (COMPIR Sarandi), Maria de Fátima Botelho (COMPIR Londrina) , Ana Paula Silva (COMPIR Cambé) e Maria Eugênia de Almeida (COMPIR Londrina). Também estavam presentes o prefeito de Sarandi Walter Volpato e o procurador do Ministério Público Ramon Frohlic.