Empresas podem doar ao Fundo Estadual para ajudar na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu 17/11/2025 - 17:11
Após os estragos causados pelas fortes chuvas em Rio Bonito do Iguaçu, o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa /CEDIPI, iniciou uma campanha de arrecadação de recursos pelo Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fipar). A iniciativa tem o objetivo de mobilizar empresas a destinarem parte do Imposto de Renda devido para ações voltadas à reconstrução do município, com foco no atendimento às pessoas idosas.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, esteve na cidade, ao lado do prefeito Sezar Augusto Bovino e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Olide Bovino, para incentivar a população a doar.
“Iniciamos essa campanha com o coração apertado, mas com esperança de que conseguiremos reconstruir a cidade. Você que tem Imposto de Renda a pagar pode fazer uma doação ao Fundo Estadual, que será direcionada ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Faça a sua parte para que possamos reconstruir Rio Bonito do Iguaçu com um olhar especial para aqueles que mais precisam, especialmente os que ajudaram a construir essa cidade”, afirmou Leandre.
A secretária também realizou visitas às famílias atingidas, conversando com moradores e acompanhando de perto a situação das comunidades mais afetadas. Durante as visitas, destacou a importância da união entre governo e sociedade para garantir amparo às pessoas impactadas, especialmente às mais vulneráveis, como mulheres e pessoas idosas.
O prefeito Sezar Augusto Bovino destacou a importância da parceria com o Estado nesse momento de reconstrução.
“Vamos poder atender aqueles que ajudaram a construir o município, e ninguém vai ficar desamparado. Agradeço à secretária e ao Governo do Estado por essa união de forças. Peço que todos os empresários e cidadãos atendam a esse chamamento e façam sua doação ao fundo estadual. Com fé e solidariedade, Rio Bonito do Iguaçu vai se reerguer”, ressaltou o prefeito.
De acordo com Larissa Marsolik, que atua como diretora de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Semipi e preside o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná.
“Diante da calamidade em Rio Bonito do Iguaçu, onde pessoas idosas estão entre as mais vulneráveis, o CEDIPI/PR se coloca à disposição para apoiar as ações do Governo do Paraná. As perdas materiais, de moradia e a redução de autonomia exigem uma resposta rápida. O Fipar está disponível para contribuir com medidas que garantam proteção, integridade e direitos da pessoa idosa em situações de risco e emergências.” destacou Larissa.
COMO CONTRIBUIR - Pessoas jurídicas podem colaborar com a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu. As contribuições podem ser feitas com dedução no Imposto de Renda, respeitando os limites de até 1% para pessoas jurídicas.
As contribuições podem ser feitas pelo site do FIPAR/PR, emitindo um boleto e selecionando o projeto específico voltado às ações no município.
Ou por depósito direto na conta do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – FIPAR/PR (CNPJ 14.225.701/0001-33, Banco do Brasil, Agência 3793-1, Conta Corrente 11.545-2).
Após a doação, é possível emitir ou consultar a Declaração de Doação no próprio site do FIPAR/PR.



