Governo do Paraná reforça articulação entre instituições no combate à violência contra as mulheres 15/10/2025 - 14:07

O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres do Estado do Paraná realizou, na última terça-feira (14), uma reunião ordinária, em formato híbrido, com participação presencial no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
Coordenado pela diretora de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Mariana Neris, o encontro teve como foco o fortalecimento e a reestruturação das Câmaras Técnicas, grupos de trabalho responsáveis por propor e acompanhar políticas e ações específicas voltadas à proteção e aos direitos das mulheres.
Durante o encontro, foi apresentada a proposta de reordenamento da Câmara Técnica do Autor da Violência, que passará a se chamar “Masculinidades e Diálogos para a Paz”. A mudança busca promover uma abordagem mais preventiva e educativa, para incorporar o debate sobre novas masculinidades e responsabilização dos agressores como caminhos para a construção de uma cultura de paz.
A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que participou de maneira on-line, ressaltou a importância do espaço colegiado e dos encontros periódicos para o fortalecimento das ações interinstitucionais.
“Esse processo de reestruturação é fundamental para que nossas ações avancem além do enfrentamento à violência, promovendo também a prevenção e o diálogo. E ao fortalecer as Câmaras Técnicas e incorporar o debate sobre novas masculinidades, damos um passo importante rumo a uma cultura de paz e respeito.”, afirmou Leandre.
A diretora Mariana Neris, ressalta o engajamento das instituições que compõem o Comitê e a importância do trabalho conjunto.
“Foi uma reunião para todas as instituições renovarem seus compromissos no combate à violência e encaminharem soluções conjuntas para um problema tão complexo, que exige respostas diversificadas e multidisciplinares”, destaca Mariana.
Durante a reunião, também foram apresentados informes sobre as ações das Câmaras Técnicas, devolutivas das atividades realizadas no litoral do Estado, além dos resultados da Operação Shamar, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar.
Os participantes discutiram ferramentas de inovação para prevenção do feminicídio e o papel dos advogados dativos da OAB-PR no atendimento a mulheres em situação de violência.
AVANÇO - O Comitê Interinstitucional é uma instância permanente de articulação coordenada pela Semipi. O espaço reúne diferentes setores do poder público e da sociedade civil com o objetivo de integrar, monitorar e fortalecer políticas de prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres em todo o Estado do Paraná, promovendo o diálogo intersetorial e o aprimoramento contínuo das estratégias de proteção e garantia de direitos.
PRESENÇAS - Entre os participantes, estiveram a Dra. Stephanie Aniz Ogliari Candal, representante da OAB/PR; o Dr. Teógenes Matias de Souza, perito da Polícia Científica; e a Capitã Carolina Zancan, coordenadora das Patrulhas Maria da Penha. O encontro contou também com a presença de representantes de órgãos do governo estadual, instituições do sistema de justiça, forças de segurança, conselhos e entidades da sociedade civil que integram o Comitê.