Paraná recebe Fórum de Primeiras-Damas do Brasil e Paraguai 06/05/2025 - 16:53

Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu nesta terça-feira (6) o Fórum de Primeiras-Damas 2025, com a participação da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, na cerimônia de abertura. Com o tema "Estou Primeira-Dama: Assumi a missão, e agora, que passos dar?", o evento é promovido pela Associação Nacional de Primeiras-Damas (ANPD), reunindo primeiras-damas de municípios do Brasil e do Paraguai.

O fórum tem como objetivo fomentar o protagonismo feminino na governança municipal e fortalecer redes de apoio e conhecimento.

"Em 2023, o governador Carlos Massa Ratinho Junior criou a Semipi para ampliar a visibilidade e destinação de recursos das políticas públicas para mulheres, igualdade racial e pessoa idosa no Paraná. E isso se deve também à influência feminina, representada pelas primeiras-damas dos municípios, no atendimento a essa população de praticamente 80% do Estado. Nossa secretaria representa quase 6 milhões de mulheres, mais de 2 milhões de idosos, entre homens e mulheres, e 34% da população paranaense identificada como negra, indígena e quilombola", destacou a secretária Leandre.

O evento promove um ambiente de diálogo, cooperação e construção conjunta de estratégias que potencializem o papel social e institucional dessas representantes. A programação vai até esta quarta-feira (7) no hotel DoubleTree by Hilton, em Foz do Iguaçu.

A programação do fórum é composta por painéis, rodas de conversa e conferências com especialistas e lideranças de destaque, contando com o apoio de instituições como o Movimento Internacional Virada Feminina, a Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná (Adamop) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

EMPODERAMENTO FEMININO – Com o objetivo de levar formação gratuita para cerca de 10 mil mulheres em 23 municípios de todas as regiões do Paraná, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa lançou o projeto da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (CEEF), para ampliar oportunidades e fortalecer o protagonismo social e econômico.

A CEEF é um projeto realizado pela Semipi, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e a Unicentro de Guarapuava. A Cátedra é uma iniciativa que oferece atendimento holístico e multiprofissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo empoderamento e inclusão por meio de cursos e mentorias gratuitas. Com foco no empreendedorismo, as ações abordam temas como gestão de redes sociais, marketing digital, inovação nos negócios e autocuidado, visando a construção de projetos de vida que promovam igualdade de gênero e desenvolvimento comunitário.

As cidades foram selecionadas entre as diferentes regiões do Paraná, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). São elas: São Mateus do Sul, no Sul do Estado; Campina do Simão, Manoel Ribas, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo, na região Central; Candói, Cantagalo, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, no Centro-Sul; e Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha e Pato Branco, no Sudoeste.

GALERIA DE IMAGENS