Revista Exame destaca o Paraná como exemplo de empoderamento feminino para todo o Brasil 07/01/2025 - 15:59

A Revista Exame, em artigo assinado pela colunista e empresária Cristina Arcangeli, destaca as iniciativas inovadoras voltadas ao empoderamento feminino praticadas no Estado, como a Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, lançada no município de Pinhão.

A iniciativa, desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), tem como objetivo promover o protagonismo feminino em áreas essenciais como empreendedorismo, marketing digital, saúde e segurança. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Cátedra integra ciência, tecnologia e inovação para transformar realidades e fomentar o protagonismo feminino.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o projeto tem como objetivo principal criar oportunidades para que as mulheres desenvolvam seu protagonismo, autonomia e independência financeira, rompendo ciclos de preconceito, discriminação e violência. “Quando as mulheres prosperam, todo mundo prospera: a família, a cidade e o Paraná”, afirmou.

O projeto prevê, ainda, a expansão das atividades para mais 22 municípios paranaenses, impactando diretamente mais de 10 mil mulheres. As cidades foram selecionadas entre as diferentes regiões do Paraná, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). São elas: São Mateus do Sul, no Sul do Estado; Campina do Simão, Manoel Ribas, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo, na região Central; Candói, Cantagalo, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, no Centro-Sul; e Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha e Pato Branco, no Sudoeste.

Mais detalhes sobre a Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino você confere neste link.