Semipi e Grupo Mulheres do Brasil realizam Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas 28/11/2025 - 14:19
Curitiba recebe, no próximo domingo (30), a 8ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, com concentração no Parque Barigui, em frente ao salão de Atos, a partir das 9h. O evento tem escala internacional e é promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e contará com a presença de representantes de órgãos públicos, empresas e grupos que atuam na defesa das mulheres.
A diretora de políticas públicas para as mulheres da Semipi, Mariana Neris, reforça o convite e a importância de ações coletivas para o combate à violência.
“Campanhas como essa, realizadas em espaços públicos de grande circulação, são uma forma de chamar a atenção para o tema e, mais do que isso, reforçar que o enfrentamento à violência é um compromisso coletivo, além de divulgar os canais de denúncia. Convidamos todas e todos a participarem da caminhada”, destaca Mariana.
Além de Curitiba, Maringá e Pontal do Paraná também participam da mobilização. Em Maringá, a concentração ocorre no Parque do Ingá, às 8h30. Já em Pontal do Paraná, o local de encontro é a Praça de Ipanema, às 9h.
A presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, ressalta a urgência do enfrentamento à violência de gênero.
“Caminhamos por justiça, por dignidade e por todas que não puderam estar aqui para contar sua história. A violência contra mulheres e meninas é uma epidemia silenciosa que atravessa fronteiras, classes sociais e culturas. Precisamos enfrentá-la com seriedade e união”, afirma a empresária.
A caminhada é aberta ao público e contará com pronunciamento de lideranças e distribuição de materiais informativos sobre o tema. O Grupo Mulheres do Brasil convida todos a usarem roupas das cores laranja e branco. A programação completa de cada cidade pode ser conferida AQUI.
CAMPANHA - A iniciativa integra a campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”, da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre de forma anual e internacional em defesa dos direitos das mulheres.



