Um ano depois evento celebra resultados do pacote de ações na proteção e valorização das mulheres servidoras 26/03/2024 - 09:25

O balanço dos resultados e avanços do pacote de ações do Governo do Estado focadas na promoção da igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher foi tema de debate em um evento nesta segunda-feira (25) no auditório da OAB/PR, em Curitiba.

As 10 medidas foram elaboradas em conjunto entre secretarias e órgãos estaduais sob a coordenação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) há um ano.

Entre elas, se destacam a criação pela CGE da Sala de Acolhimento, com prioridade para atendimento da Ouvidoria da Mulher Servidora, inaugurada em no início do mês em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Outra medida implementada é a sala de aleitamento materno inaugurada no térreo no Palácio Iguaçu, em dezembro de 2023. O objetivo é chegar a 40 salas em todas as regiões do Estado nos próximos anos.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, ressaltou o compromisso do Estado com o pacote de ações. “Esta é uma oportunidade de discutir os avanços na valorização das mulheres paranaenses e, internamente, o que fizemos para as servidoras públicas e como podemos articular cada vez mias as ações integradas”, ressaltou.

O evento também foi marcado pela apresentação de histórias de mulheres inspiradoras que ocupam cargos de destaque em suas instituições. A secretária Leandre Dal Ponte compartilhou a experiência e as conquistas na vida pública como deputada federal.

“Hoje o que a gente faz é um ensaio para que cada um de vocês possam levar a inspiração a cada servidora do Estado”, agradeceu. “Ter mais mulheres na política também representa uma mudança muito grande para as políticas públicas.”

A controladora-geral Luciana Silva falou sobre a trajetória na área jurídica e o e a experiência à frente da CGE. “Nós podemos trazer nossa trajetória para inspirar outras mulheres. Sou servidora há 20 anos e hoje sou primeira mulher a ocupar a pasta no Estado, e uma das sete no País”, disse.

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná Lenice Bodstein compartilhou os fatos que marcaram sua trajetória desde a época que ingressou na magistratura. “Equidade é de extrema importância. É tratar as questões específicas para que possamos ter igualdade nos resultados”, defendeu.

Também fizeram relatos Cristiana Zuppa Araújo, do Instituto Batom, e Tais Martins, advogada e psicóloga.

“É muito importante trazer mulheres inspiradoras para falar sobre a trajetória para que se enxergue e se identifique com outras mulheres com potencial de liderança no ambiente em que está”, disse Mariana Neris, diretora de políticas públicas para Mulheres da Semipi.

Confira as 10 medidas para proteção e valorização das mulheres:
1. Criação da Ouvidoria da Mulher
2. Redução no prazo de resposta