Umuarama é a sede do IV Seminário de Violência Política, a ser realizado no dia 16 de maio 13/05/2024 - 08:12

No dia 16 de maio, quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promove, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), o “IV Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”.

O encontro será realizado das 8h30 às 17h30, no auditório da OAB em Umuarama (Rua Des. Antônio Ferreira da Costa, 3660). Quem quiser participar do evento precisa confirmar a presença pelo site da Escola de Gestão do Paraná

As palestras discutirão temas como a participação das vozes femininas nas eleições, a construção de sociedades inclusivas e a importância da Justiça Eleitoral na garantia de direitos políticos de mulheres.

Encontros anteriores

No dia 26 de fevereiro foi realizado no edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba, o “I Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, com a participação da cúpula diretiva da Justiça Eleitoral do Paraná. A segunda edição do evento aconteceu em Londrina, no dia 11 de abril, no auditório da Unicesumar. E a terceira edição, em Guarapuava, no dia 3 de maio.

A presidente do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TRE-PR, a desembargadora substituta do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Flavia da Costa Viana, presente em todos os encontros, destaca o papel dos seminários de proporcionar a um número cada vez maior de paranaenses um espaço qualificado de escuta, reflexão e debates a respeito desse tema tão atual e urgente.

Já a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressalta a determinação da organização dos eventos em priorizar a igualdade de gênero e o combate à violência política. Ela qualifica a violência política de gênero como “uma barreira sombria que limita a participação feminina em espaços de poder e o progresso da nossa comunidade”.

Os próximos seminários sobre violência política de gênero estão previstos para Cascavel, no dia 20 de junho, e para Ponta Grossa, em data a ser definida.

Serviço:

Data: 16 de maio
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Auditório da OAB - Umuarama (R. Des. Antônio Ferreira da Costa, 3.660, Zona 1)