Violência política de gênero é discutida em Ponta Grossa 27/05/2024 - 13:55

O desafio da participação feminina em espaços públicos e na política ainda é pauta recorrente. E com um olhar atento em relação ao assunto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), na pessoa da secretária Leandre Dal Ponte, levou à Ponta Grossa o “V Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR).

A secretária Leandre comentou sobre agora ter uma lei com o objetivo de estabelecer o que é violência política. “O intuito do seminário é justamente isso, esclarecer todos os pontos relacionados ao tema, porque a lei traz a clareza disso, além de punir os responsáveis. Mas, principalmente, prevenir esse tipo de situação, para que o ambiente político seja um ambiente mais saudável, mais democrático, com mais participação de mulheres. Assim, fortalecemos a nossa democracia, mas com uma representatividade que retrata a realidade da sociedade brasileira”, destacou.

Na mesa de abertura do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Robert Bengtsson, ressaltou que os seminários cumpriram o seu propósito. “Tivemos vários eventos, junto com a Semipi, o TRE-PR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este em Ponta Grossa é o penúltimo e finalizaremos em Cascavel, então acredito que a ideia de alertar e conscientizar a sociedade da importância do tema foi cumprida”, afirmou.

Para a prefeita de Ponta Grossa, Elisabeth Silveira Schmidt, o seminário é justamente para aprofundar e discutir o assunto, a fim de provocar reflexões. “Fazer com que as pessoas pensem sobre o tema e vejam se isso é certo ou errado. É uma provocação para que a gente possa ter esse diálogo e que seja cada vez mais fortalecido”, observou.

O último seminário sobre violência política de gênero está previsto para Cascavel, dia 20 de junho.